A Feira Orgânica no Parque Julio Fracalanza (Vila Augusta) completa neste mês de fevereiro um ano de funcionamento no novo endereço. Realizada toda quarta-feira, das 7h às 13h, e aos sábados na praça IV Centenário (Centro), no mesmo horário, ela é uma opção em Guarulhos para quem procura alimentos e produtos certificados sem agrotóxico ou fertilizantes, como verduras, legumes, frutas, aves, ovos, carne vermelha, além de condimentos, cereais integrais, pães artesanais, laticínios, mel, entre outros.

Promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Inclusão Social da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), a feira comercializa ao todo uma média de sete toneladas de alimentos por mês.

A importância da iniciativa foi abordada pela diretora do Departamento, Kesya de Souza Nascimento. “O Departamento administra as principais ações de segurança alimentar no município como a Feira Orgânica – uma política pública do município que oferece à população possibilidade de aquisição de alimentos mais naturais e também estimula o trabalho dos pequenos produtores rurais da cidade e seu entorno”, afirmou a diretora.

O Departamento possui ainda a Divisão de Agricultura Urbana e Familiar que oferece capacitação e assistência técnica aos agricultores que abandonaram o sistema convencional de plantio, com uso de agrotóxicos, e passaram a trabalhar de forma mais saudável e sustentável.

Mais saúde

O produtor rural Fernando Rodrigo da Fonseca comercializa verduras e legumes em uma das barracas da feira. Há seis anos, ele trocou o plantio convencional pelo orgânico no seu sítio em Guarulhos. “Nasci na roça e mudei o jeito de produzir do sítio. Hoje vendo mais saúde, porque não aplico defensivo químico na plantação e ainda gasto menos. Uso repelentes e adubos naturais e, com isso, ganhei em qualidade de vida já que não fico exposto ao veneno de agrotóxicos”, explicou o produtor.

A professora de Educação Física aposentada, Darcila Roble Funari, é uma das assíduas freguesas da Feira Orgânica no parque. “Aqui é excelente: os produtos têm qualidade e os feirantes são muito atenciosos. Cuido do meu neto de um ano e quatro meses e o próprio médico pediu que usássemos só produtos orgânicos na alimentação dele”, disse a aposentada.

Serviço:

Feira Orgânica de Guarulhos

Praça IV Centenário (antiga estação do trem), aos sábados, das 7 às 13 horas

Parque Julio Fracalanza (rua Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta), às quartas-feiras, das 7 às 13 horas

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Published in Notícias