Escola de Guarulhos será palco do IV Café Filosófico

0
484

Grupo de Estudos de Filosofia realiza a 4ª edição do Café Filosófico

Desde 2013 e sob a orientação dos professores Weslay A. Maia e Fabiano Pereira, os Grupos de Estudos de Filosofia (GEF) realizam o Café Filosófico como uma forma de partilhar as reflexões e diversificar o modo de discutir temas relevantes, para os demais alunos e/ou membros da comunidade que não participam de seus encontros.

Esta 4ª edição será realizada no dia 08/10/16, sábado, das 8h30 às 12h, e discutirá sobre o tema: Diversidade e extremismos: o problema da polarização.

Para levar a cabo esta reflexão, foram convidados um palestrante e dois representantes do Grupo de Estudos, que irão tratar dos seguintes temas:

PALESTRA – “Pluralidade e Igualdade: a eficiência do Estado democrático em questão” – realizada pelo professor André Toledo Porto Alves (Doutorando em Ciências Sociais pela PUC/SP);

COMUNICAÇÃO – “A hermenêutica do sujeito e a sociedade extrema: uma reflexão sobre o pensamento de Foucault” – realizada por Mirella Yohanna e Allef Mizael, ambos integrantes do Grupo de Estudos de Filosofia Política.

A estas discussões serão intercaladas intervenções cênico-musicais realizadas pelos participantes do Grupo de Estudos, bem como apresentação de trabalho desenvolvido pelos alunos dos 2ºs Anos do Ensino Médio, referente à temática dos Direitos Humanos.

O evento é gratuito, aberto ao público e, para participar, basta se inscrever no site: www.filosofaremaulas.com.br ou no formulário: https://goo.gl/forms/CrfMA1GccHCBGP5o2 . As vagas são limitadas.

Local do evento: E.E. Ver. Elísio de Oliveira Neves (Rua Cristóbal Cláudio Elillo, 366 – Cecap / Guarulhos).

EVENTOS ANTERIORES

Em todos os eventos sempre se buscou estreitar a distância que há entre as discussões tipicamente acadêmicas e o cotidiano da vida escolar. Além disso, houve a preocupação de tornar a linguagem das reflexões filosóficas acessível aos participantes, por meio de apresentações teatrais ou cênico-musicais.

O Café Filosófico, realizado uma vez ao ano, acabou se tornando uma marca do Grupo de Estudos, atraindo cada vez mais interessados em participar e prestigiar o trabalho desenvolvido por seus integrantes, tendo em vista que a participação no evento não é obrigatória para os alunos da escola.

Em sua primeira edição (2013), tratou sobre “O conhecimento na Filosofia Antiga”, contando com a apresentação de uma peça teatral (Adaptação do Mito de Édipo Rei), uma palestra de um professor universitário e de um participante do grupo. Já em 2014, abordou o tema “Democracia e liberdade: uma reflexão sobre a Ditadura Militar de 1964”, contando com a presença de uma socióloga e um cientista político como palestrantes e a apresentação de duas intervenções cênicas, com músicas de protesto da época. No ano passado, pela primeira vez, o evento foi aberto ao público e realizado no pátio da escola, tendo presentes cerca de 150 pessoas. Na ocasião, refletiu-se sobre “Totalitarismos: regimes, comportamentos e a educação”, pelas palestras de professoras universitárias e apresentações cênico-musicais do grupo de estudos.

Para conhecer maiores detalhes e ver as fotos dos eventos, basta acessar o site: http://www.filosofaremaulas.com.br/p/eventos.html .

Nós, do Grupo de Estudos de Filosofia, buscamos dar a nossa contribuição para a formação crítica, política e cidadã de alunos e não-alunos. Assim, reafirmamos o que dizia Paulo Freire: “Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Published in